SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Foto d.r.
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
06.05.2011  00:00
‘Apagão’ analógico arranca esta semana
Alenquer é a primeira localidade a receber a Televisão Digital Terrestre. País desliga emissão tradicional até Abril de 2012.
  • Partilhe

No próximo dia 12, quinta-feira, começa a desenhar-se, a partir de Alenquer, um novo mapa nas transmissões televisivas em Portugal. A localidade, na região Oeste do País, é a primeira a viver o ‘apagão’ do sinal analógico, que passa a ser substituído pelo digital, dando início à chegada da Televisão Digital Terrestre (TDT). Até Abril de 2012, todo o território nacional vai estar servido pela TDT, uma medida aplicada a nível europeu e conhecida por ‘Switch Off’ (‘apagão’).

O processo tem suscitado várias dúvidas junto dos telespectadores, quer a nível dos aparelhos necessários para continuar a receber o sinal, quer pelo custo das novas instalações. Segundo dados da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), cerca de 1,5 milhões de lares em Portugal recebem apenas televisão em sinal aberto (RTP 1, RTP 2, SIC e TVI) e são estes consumidores que vão ter de preparar os seus equipamentos para o sinal digital, já que quem tem serviços de televisão paga não será afectado.

A maioria dos aparelhos de televisão mais recentes já aceita o novo sinal e indica, nas características, que suporta a tecnologia DVB-T e a norma de vídeo MPEG-4/H.264. Mas, para os mais antigos, vai ser necessário adquirir um descodificador, uma ‘set top box’, semelhante à utilizada para receber o sinal dos operadores de televisão por cabo.



Siga o CM no Facebook.

Enviar o artigo: ‘Apagão’ analógico arranca esta semana
Comentários
enviar
MAIS NOTÍCIAS DE Tv Media
Receba diariamente as principais notícias ok
voltar ao topo