Pormenor da página Chordify
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
24.11.2013  18:01
Português ajuda a criar plataforma que decifra músicas
Antigo aluno da Universidade do Minho envolvido em plataforma "única no Mundo", que consegue decifrar os acordes de canções.

Um antigo aluno da Universidade do Minho, José Pedro Magalhães, é um dos cofundadores uma plataforma que ensina a tocar qualquer canção numa guitarra ou piano.

Ao carregar uma música no programa, o utilizador fica a saber os acordes que deve tocar.

O projecto 'Chordify' foi desenvolvido por cinco investigadores e já atrai cerca de 50 mil visitantes diários, de acordo com o comunicado que a Universidade de Minho enviou à agência Lusa.

O procedimento é simples: o utilizador escolhe um ficheiro de música para colocar na plataforma, que o analisa rapidamente. Depois, à medida que a música é reproduzida, são apresentados os acordes da canção. Se não possuir o ficheiro, é possível colocar a ligação para um vídeo com a música no Youtube.

“O serviço funciona para qualquer canção, por mais obscura que seja. E essa é uma grande vantagem, pois outros sites constroem bases de dados de acordes manualmente, tendo apenas os artistas famosos”, refere José Pedro Magalhães no jornal online da Universidade do Minho.

O informático de 29 anos, natural de Vila Nova de Gaia, é o único português envolvido no projeto e admite que não esperava uma adesão tão grande em tão pouco tempo.

Enviar o artigo: Português ajuda a criar plataforma que decifra músicas
Comentários
enviar
MAIS NOTÍCIAS DE Tecnologia