Foto João Cortesão / Correio da Manhã
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
01.06.2012  13:37
Vila Franca de Xira: hospital aumenta cirurgias em 73%
O Hospital de Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira, realizou nos primeiros quatro meses do ano 1900 cirurgias, mais 800 do que em igual período do ano passado, o que representa um aumento de 73%.

Entre Janeiro e Abril de 2012, o número de consultas também cresceu 36%, passando de 22 mil para 30 mil. Já as urgências cifraram-se em 32 400 o que, em comparação com as 36 700 realizadas no período homólogo, significa um decréscimo de 12% [menos 4300].

O balanço dos resultados operacionais foi feito esta sexta-feira pelo administrador do Grupo Mello, Vasco Luís de Mello, à Agência Lusa, no dia em que faz um ano que assumiu a gestão da unidade hospitalar pública.

"Os números resultam das quatro novas valências [oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia e neurologia] que assumimos abrir, mas também de um crescimento nas especialidades já existentes no hospital. Apesar das limitações estruturais e físicas do bloco operatório, conseguimos aumentar em mais de 70% as cirurgias. Já programamos operações ao fim de semana e em feriados para podermos cumprir a actividade", explicou o gestor.

Além da abertura das quatro novas valências clínicas, o Grupo Mello comprometeu-se a melhorar as condições do hospital e a apostar em novos equipamentos, num investimento que ronda os 2,8 milhões de euros, até ao final do ano.

"Sobretudo na área de diagnóstico e imagem. Não havia TAC [Tomografia Axial Computorizada] e, neste momento, estamos a realizar cerca de 900 exames por mês. Era uma necessidade que o hospital tinha", constatou.

Este e outros equipamentos, como o novo parque informático, serão transferidos para o futuro hospital, que deverá entrar em funcionamento durante o mês de abril do próximo ano, no âmbito de uma parceria público privada, gerida pelo Grupo.

"Apesar de sabermos que vamos para um novo edifício, e como ainda íamos passar dois invernos aqui, este e o próximo, decidimos, em conjunto com os profissionais do hospital, elaborar um plano de melhorias. Conseguimos implementar grande parte dessas medidas, com resultados práticos nas condições de trabalho assim como no atendimento aos pacientes", destacou o administrador.

 


As urgências foram renovadas e foram criados mais gabinetes de consulta para as novas valências, instalados em módulos colocados num terraço.

"Isso mostra que estamos realmente preocupados com os cuidados que são prestados e com a forma como os profissionais trabalham. É um investimento que não se perde e que fica cá", disse.

Vasco Mello reconheceu que parte dos utentes ainda mantém uma opinião negativa acerca do Hospital de Reynaldo dos Santos, mas assumiu um corte com o passado e traçou um caminho.

"Tenho consciência que o ponto de partida deste hospital, em termos de imagem, era bastante negativo. E isso não se resolve num ano nem com o futuro hospital. É preciso ter novas equipas e mais equipamentos. Passa por uma dinâmica de mudança que já iniciámos. A população reconhece melhorias, mas sinto que ainda não são suficientes. Tenho aspirações e gostaria de melhorar mais a imagem do hospital", rematou o administrador.

Enviar o artigo: Vila Franca de Xira: hospital aumenta cirurgias em 73%
Comentários
enviar
MAIS NOTÍCIAS DE Cm ao Minuto