Foto António Araujo
Mau tempo vai provocar forte ondulação
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
24.10.2012  01:00
Europeus alertam para tornado em Portugal
Investigadores europeus lançaram um alerta para Portugal, devido à possibilidade de ocorrência de tornados no território continental ao longo de quarta e quinta-feira. O Instituto de Meteorologia, confrontado pelo CM, diz que existem condições para a sua formação, mas as probabilidades são muito reduzidas.

O alerta de nível 1, o segundo numa escala de quatro, foi emitido esta segunda-feira pelo projecto ‘European Storm Forecast Experiment’, constituído por jovens investigadores e meteorologistas da Europa Central.

Segundo a página oficial deste projecto, o alerta foi emitido devido a “chuva intensa, ventos fortes e ameaças de granizo e formação de tornados”.

Na escala de alertas, o nível 1 corresponde a uma probabilidade entre 5 a 15 por cento de ocorrer uma tempestade convectiva (condição meteorológica favorável à formação de tornados).

“Há uma depressão, com superfície frontal, a Norte do Arquipélago dos Açores que se está a dirigir para a Península Ibérica. Deverá chegar a Portugal Continental na madrugada, manhã de quarta-feira, prolongando-se os seus efeitos até quinta-feira”, explicou ao CM a meteorologista Patrícia Gomes, sublinhando a previsão do Instituto de Meteorologia que dá conta de “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial nas regiões Centro e Sul”.

A probabilidade de ocorrer um tornado é, sublinha, reduzida.

Enviar o artigo: Europeus alertam para tornado em Portugal
Comentários
enviar
MAIS NOTÍCIAS DE Sociedade