SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Foto Hugo Rainho
Os lares são locais onde os idosos mais sofrem de depressão. Por isso, ocupar os tempos livres com várias actividades é uma das formas para evitar situações de depressão entre os mais velhos
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Mais sobre
14.08.2011  00:30
Depressão afecta cada vez mais idosos
A depressão é uma doença que afecta cada vez mais idosos. Em Portugal, mais de um terço das mulheres com idade superior a 80 anos e cerca de um terço dos homens sofrem com esta doença.
  • Partilhe

Os dados são confirmados pelo psiquiatra Horácio Firmino, responsável pela equipa da consulta de Gerontopsiquiatria dos Hospitais da Universidade de Coimbra, que sublinha o facto desta doença apresentar um maior risco de incapacidade e mortalidade associado a uma diminuição da qualidade de vida da pessoa e dos seus familiares.

No idoso, por exemplo, a depressão está associada a uma alta taxa de mortalidade, nomeadamente por suicídio, especialmente entre os homens.

"Estima-se que cerca de 75% dos idosos suicidas visitam um médico dos cuidados de saúde primários um mês antes de colocarem termo à vida", adianta Horácio Firmino.



Siga o CM no Facebook.

MAIS SOBRE
Enviar o artigo: Depressão afecta cada vez mais idosos
Comentários
enviar
MAIS NOTÍCIAS DE Sociedade
Receba diariamente as principais notícias ok
voltar ao topo