Foto Miguel Duarte
Operação durou apenas meia hora e foi conduzida pelo cirurgião Ilídio Gonçalves, especialista em Endoscopia Endonasal, no Hospital de Portimão
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
17.05.2008  00:30
Cirurgia inovadora
Dores de cabeça atrozes, resultantes de uma sinusite do seio frontal que se arrastava desde há dois anos, levaram o empresário Vítor Carvalho, de 48 anos, até ao Centro Hospitalar do Barlavento, em Portimão, onde ontem de manhã foi submetido a uma cirurgia inovadora.

A operação, a primeira do género a ser realizada no Algarve (a estreia nacional ocorreu no Porto), foi conduzida com êxito pelo médico Ilídio Gonçalves, especialista em Endoscopia Endonasal, e durou apenas meia hora. "O paciente já tinha sido operado em Toulouse (França) mas sem sucesso. Agora vai ficar bem e a recuperação será muito rápida, sem dores",  assegurou o cirurgião, que explicou ter utilizado "um cateter com um balão que depois é insuflado para dilatação dos edifícios sinusais – mediante microfracturas dos ossículos –, possibilitando a sua ventilação e drenagem".

No País há apenas 12 médicos habilitados a efectuar aquela cirurgia. Todos eles frequentaram, nesse sentido, um curso nos Estados Unidos, onde a técnica foi criada, em 2005. "Trata-se de um método pouco invasivo, de fácil execução e que reduz o tempo de internamento", disse Ilídio Gonçalves, segundo o qual o paciente deverá ir hoje para casa.

O principal senão da técnica reside no facto de ser cara, pois cada balão custa cerca de 1500 euros, um valor a ser suportado – por enquanto – pelo doente. Além disso, destina-se apenas a alguns casos específicos de sinusite, que têm de ser seleccionados.

PORMENORES

INFECÇÃO

A sinusite é uma infecção das vias respiratórias superiores, causada por bactérias, vírus ou fungos. Provoca dores de cabeça intensas, pressão, obstrução nasal e ardor.

PROGRESSOS

O tratamento da sinusite crónica tem registado grandes progressos: em 1987 foi introduzida em Portugal uma nova abordagem cirúrgica, com utilização do microscópio e endoscópio para melhor visualização do nariz.

 

Enviar o artigo: Cirurgia inovadora
Comentários
enviar
MAIS NOTÍCIAS DE Sociedade