Foto Reuters
José Eduardo dos Santos foi eleito indirectamente presidente da República
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
02.09.2012  15:20
Angola: MPLA vence eleições
O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) ganhou as eleições gerais angolanas com maioria qualificada e José Eduardo dos Santos foi eleito indirectamente presidente da República, revelam os resultados provisórios divulgados este domingo pelo órgão eleitoral.

Segundo a última actualização da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), relativos a dados das 12h33 (mesma hora em Lisboa), o MPLA tinha 72,85 por cento dos votos, quando estavam escrutinados 84,7 por centos dos boletins e 85,3 por cento das mesas de votação.

Em segundo lugar, nos totais nacionais dos resultados provisórios, surgia a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), com 18,22 por centos dos votos, e em terceiro a Convergência Ampla de Salvação de Angola (CASA-CE), com 5,6 por cento.

De um total de cerca de 9,7 milhões de eleitores inscritos, estavam escrutinados 8,2 milhões de votos, não tendo sido divulgados dados relativos à abstenção. 

À luz destes resultados provisórios, o MPLA renova por cinco anos o mandato no poder, que exerce desde a independência de Angola, em 1975.

De acordo com a Constituição aprovada há dois anos, José Eduardo dos Santos foi automaticamente eleito Presidente da República, na qualidade de número um da lista do seu partido, obtendo pela primeira vez em mais de três de décadas a legitimidade num processo eleitoral completo para exercer o cargo.

 

Enviar o artigo: Angola: MPLA vence eleições
Comentários
enviar
MAIS NOTÍCIAS DE Mundo