jornal impresso

Edição impressa

23 Julho 2014

Ver capas anteriores

Previsões
  • Diretor: Octávio Ribeiro
  • Diretores-adjuntos: Armando Esteves Pereira, Eduardo Dâmaso e Carlos Rodrigues
Miguel Duarte

Operação durou apenas meia hora e foi conduzida pelo cirurgião Ilídio Gonçalves, especialista em Endoscopia Endonasal, no Hospital de Portimão

Portimão: Primeira intervenção do género realizada na região

Cirurgia inovadora

Dores de cabeça atrozes, resultantes de uma sinusite do seio frontal que se arrastava desde há dois anos, levaram o empresário Vítor Carvalho, de 48 anos, até ao Centro Hospitalar do Barlavento, em Portimão, onde ontem de manhã foi submetido a uma cirurgia inovadora.

Por:Ana Palma

 

A operação, a primeira do género a ser realizada no Algarve (a estreia nacional ocorreu no Porto), foi conduzida com êxito pelo médico Ilídio Gonçalves, especialista em Endoscopia Endonasal, e durou apenas meia hora. "O paciente já tinha sido operado em Toulouse (França) mas sem sucesso. Agora vai ficar bem e a recuperação será muito rápida, sem dores",  assegurou o cirurgião, que explicou ter utilizado "um cateter com um balão que depois é insuflado para dilatação dos edifícios sinusais – mediante microfracturas dos ossículos –, possibilitando a sua ventilação e drenagem".

No País há apenas 12 médicos habilitados a efectuar aquela cirurgia. Todos eles frequentaram, nesse sentido, um curso nos Estados Unidos, onde a técnica foi criada, em 2005. "Trata-se de um método pouco invasivo, de fácil execução e que reduz o tempo de internamento", disse Ilídio Gonçalves, segundo o qual o paciente deverá ir hoje para casa.

O principal senão da técnica reside no facto de ser cara, pois cada balão custa cerca de 1500 euros, um valor a ser suportado – por enquanto – pelo doente. Além disso, destina-se apenas a alguns casos específicos de sinusite, que têm de ser seleccionados.

PORMENORES

INFECÇÃO

A sinusite é uma infecção das vias respiratórias superiores, causada por bactérias, vírus ou fungos. Provoca dores de cabeça intensas, pressão, obstrução nasal e ardor.

PROGRESSOS

O tratamento da sinusite crónica tem registado grandes progressos: em 1987 foi introduzida em Portugal uma nova abordagem cirúrgica, com utilização do microscópio e endoscópio para melhor visualização do nariz.

 

  • Corrigir
  • Feedback
  • PARTILHAR      
Pub
Comentários a esta notícia
COMENTAR
Título
Texto

Nota: Os comentários deste site são publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar os comentários abusivos e com linguagem inadequada.

Aparecer como anónimo - Ao escolher opção os seus dados (nome e e-mail) serão ocultados.

Registe-se no site do CM para deixar de preencher os seus dados pessoais quando comenta as noticias.
COMENTAR
Título
Texto
Nome
Email
Localidade
Anónimo

Nota: Os comentários deste site são publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar os comentários abusivos e com linguagem inadequada.

Aparecer como anónimo - Ao escolher opção os seus dados (nome e e-mail) serão ocultados.

Pub
Pub


SONDAGEM

EDUCAÇÃO: Prova dos professores foi um sucesso para o Ministério?

Votar »« Ver resultados

SONDAGEM

EDUCAÇÃO: Ministério faz bem em insistir na avaliação dos professores?

Votar »« Ver resultados


<>
VEJA AQUI MAPA ACTUALIZADO
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte,
sem prévia permissão por escrito da Presslivre, S.A. ,
uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.