jornal impresso

Edição impressa

23 Julho 2014

Ver capas anteriores

Previsões
  • Diretor: Octávio Ribeiro
  • Diretores-adjuntos: Armando Esteves Pereira, Eduardo Dâmaso e Carlos Rodrigues

Polémica - Humberto Gama diz-se vítima de anseio de protagonismo

EXORCISTA CONVIDA IMPRENSA

“Agora parece que toda a gente quer protagonismo à minha custa”, palavras de Humberto Gama, quando confrontado com as acusações de uma jornalista da empresa Intermeios/Minho que trabalha para o jornal ‘Comércio do Porto’, que afirma ter sido ameaçada de morte, na sequência de uma notícia onde o exorcista é acusado de violação e abuso sexual por duas mulheres, do Porto e de Lisboa.

Por:Luís C. Ribeiro, Vila Real

 

Durante dez meses, o CM assistiu a 81 exorcismos realizados por Humberto Gama, em todo o País. Em nenhum momento, de qualquer exorcismo, o sacerdote ficou sozinho com o paciente, porque, regra geral, quando o exorcista utiliza a Estola nos ombros da pessoa possessa esta reage com violência e são necessárias várias pessoas para a segurar.
Na maioria dos exorcismos, o primeiro contacto do sacerdote com os espíritos, estes encontram-se no pescoço ou na cabeça (quando se trata de pessoas verdadeiramente possessas). Na “luta”, exorcista/espírito, os diálogos asquerosos, obscenidades e medição de forças, abrem as hostilidades. Quando o espírito descobre que tem um adversário à altura, cospe e tenta agredir o sacerdote, o que acontece muitas vezes.
Quando o espírito não está enraizado há muito tempo naquele corpo o exorcismo pode demorar pouco tempo. Caso contrário, o ritual pode demorar horas, ou sessões ao longo de meses. Identificado o espírito que atormenta o paciente, o exorcista tenta ‘caçar’ no corpo da pessoa o espírito que, como uma enguia, lhe procura fugir por todo o corpo.
ESCONDERIJOS DO MAL
Regra geral, o primeiro sítio onde o espírito se aloja para fugir às mãos do sacerdote é (se for mulher) junto aos seios (dizem com arrogância: Estas mamas são minhas, tira daqui as mãos), descendo posteriormente para a zona da vagina, onde, sem mais espaço de fuga, o sacerdote o apanha.
Encurralado, decide-se a falar e na maior parte das vezes roga para que não o excomunguem. Durante o tempo que dura o exorcismo as mãos do sacerdote percorrem todo o corpo da pessoa possessa, que, quando regressa à normalidade, nunca se lembra de nada, sendo os familiares que lhe contam todos os actos.
'ISTO NÃO TEM PÉS NEM CABEÇA'
“Isso não tem pés nem cabeça. Quem acredita que alguém vai fazer ameaças a outra pessoa utilizando o seu telefone de casa? Sou uma pessoa de paz, nunca o fiz, nem preciso de ameaçar ninguém, porque a minha vida é fazer bem às pessoas. O meu trabalho está a incomodar muito alguém, para se darem ao trabalho de provocar toda esta rodelhice. Esta encenação. Mais cedo ou mais tarde, tudo se vai esclarecer”.
Humberto Gama disse ao Correio da Manhã que falou ao telefone com a repórter do jornal ‘Comércio do Porto’. “Ela telefonou e a minha secretária disse-lhe que eu estava a atender pessoas. Deixou o seu número de telefone, pedindo que eu lhe ligasse, o que fiz a meio da tarde, falando com ela sempre amistosamente.
Durante a conversa, chamei-lhe a atenção de que não há falsos padres ou ex-padres. Uma vez padre, padre toda a vida. Perguntou-me se eu estava interessado em contrapor algo ao que ela tinha escrito, ao que eu disse que “tivesse juizinho, porque tinha mais que fazer”, explicou Humberto Gama.
  • Corrigir
  • Feedback
  • PARTILHAR      
Pub
Comentários a esta notícia
COMENTAR
Título
Texto

Nota: Os comentários deste site são publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar os comentários abusivos e com linguagem inadequada.

Aparecer como anónimo - Ao escolher opção os seus dados (nome e e-mail) serão ocultados.

Registe-se no site do CM para deixar de preencher os seus dados pessoais quando comenta as noticias.
COMENTAR
Título
Texto
Nome
Email
Localidade
Anónimo

Nota: Os comentários deste site são publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar os comentários abusivos e com linguagem inadequada.

Aparecer como anónimo - Ao escolher opção os seus dados (nome e e-mail) serão ocultados.


Pub
Pub


SONDAGEM

EDUCAÇÃO: Prova dos professores foi um sucesso para o Ministério?

Votar »« Ver resultados

SONDAGEM

EDUCAÇÃO: Ministério faz bem em insistir na avaliação dos professores?

Votar »« Ver resultados


<>
VEJA AQUI MAPA ACTUALIZADO
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte,
sem prévia permissão por escrito da Presslivre, S.A. ,
uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.